Por iniciativa do deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN), a Comissão de Agricultura e Polícia Rural da Assembléia Legislativa em parceria com o Instituto Pensar Cacau, reúne-se na sexta-feira, 27,, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, a fim de tratar do desenvolvimento da cacauicultura baiana e a grave crise que a cultura passa reflexo da praga da vassoura de bruxa e os sucessivos planos econômicos que resultaram no endividamento do setor produtivo. Segundo dados do próprio Ministério da Agricultura, a vassoura-de-bruxa reduziu a produtividade média dos cacauais de 750 kg para 180kg por hectare, e a produção de 400 mil toneladas, com receita cambial de US$1 bilhão em 1979, para algo em torno de 100 mil toneladas, fazendo com que o país passasse de exportador de cacau e o segundo maior produtor mundial, a ser importador de cacau da ordem de US$213 milhões para suprir a necessidade operacional do seu parque fabril Isso promoveu um problema social na região cacaueira, ocasionando mais de 250 mil desempregados. Hoje, a produção de cacau está situada em volume inferior ao do ano inicial do órgão criado para recuperação da lavoura, a CEPLAC, há 53 anos atrás. Desde o ano de 2008 o governo federal, tentando reverter a crise no setor, planejou o PAC do Cacau, projeto ansiado pela região produtora na Bahia e a que mais sofreu com a vassoura de bruxa, mas que até o momento não surtiu os efeitos esperados. Para a audiência pública em Itabuna, além dos deputados que integram a Comissão de Agricultura, são aguardados representantes UESC, UNIME, FTC, Ministério Pùblico, OAB, Câmara de Vereadores de Itabuna e Ilhéus, prefeituras de Itabuna e Ilhéus, AMURC, FAEB, EBDA, Associação Comercial de Itabuna, CDL de Itabuna e Ilhéus, lojas maçônicas, Rotary Clube, Lions Clube, IMA, INGÁ, IBAMA, TV Santa Cruz, TV Cabralia, TV Itabuna, Jornal Agora, Jornal Bahia Hoje, Jornal A Região, Jornal A Tarde, APC, sindicatos rurais, deputados federais da região, Ceplac, BNB, Banco do Brasil, Desenbahia.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
CORONEL SANTANA DEFINE PRIORIDADES DE MANDATO NA ASSEMBLEIA
Segurança Pública, geração de emprego e renda, saúde, educação e revitalização da economia cacaueira são as principais bandeiras que o deputado estadual Coronel Gilberto Santana (PTN) defenderá na Assembleia Legislativa da Bahia. Ao tomar posse nesta quarta-feira (2), ele anunciou uma proposta inovadora de atuação parlamentar voltada ao atendimento principalmente do Sul da Bahia, região a qual representa no Legislativo Estadual. “Todas as nossas ações serão planejadas. Neste mês, vamos reunir lideranças políticas e comunitárias, correligionários e dirigentes do partido para traçar objetivos, estabelecer prioridades e elaborar um calendário de ação, com base no atual cenário político baiano”, acrescentou.
Santana diz que, apesar de ser um dever do Estado, por meio de ações participativas de todos os segmentos da comunidade, a sociedade atingirá níveis mais baixos de violência. “Essas medidas devem, obrigatoriamente, ser acompanhadas de ações sociais que envolvam a prática cidadã e a geração de emprego, em especial para os jovens das camadas mais pobres da sociedade”, disse o deputado.
Assinar:
Postagens (Atom)